
A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado perto do fígado que desempenha um papel no armazenamento e concentração da bile, que é produzida pelo fígado e liberada no intestino delgado para auxiliar na digestão.
A bile é uma secreção produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. É composta por diversas substâncias, sendo as principais: água, sais biliares, colesterol e bilirrubina. Possui importantes funções, sendo essencial para a digestão e absorção de gorduras e algumas vitaminas.
A mucocele da vesícula biliar canina ocorre quando há um acúmulo anormal de muco na vesícula biliar, levando à distensão e possível ruptura da vesícula biliar. . Quando uma mucocele se forma, ela pode obstruir o fluxo normal da bile e causar inflamação, dor e possíveis complicações.
A causa exata da mucocele da vesícula biliar canina nem sempre é clara, mas acredita-se que envolva vários fatores, incluindo:
Dismotilidade: Problemas com as contrações normais da vesícula biliar podem contribuir para o acúmulo de muco.
- Predisposição da raça: certas raças, como: Pastor de Shetland, Miniature Schnauzers, Cocker Spaniels, Spitz alemão, Chihuahua, parecem ser mais suscetíveis à mucocele da vesícula biliar.
- Hiperadrenocorticismo;
- Hipotireoidismo;
- Hiperlipidemia;
- Colelitíase, colecisitite;
- Fatores genéticos (gene ABCB4 – regula secreção biliar de fosfolipides e colesterol, motilidade da VB, sintese de ácidos biliares).
A doença se manifesta inicialmente com alguns sintomas prévios gastrointestinais intermitentes durante meses: inapetência, vômito, dor abdominal discreta. Se não forem tratados estes sintomas se agravam podendo incluir:
- Perda de apetite
- Vômito
- Dor e desconforto abdominal
- Icterícia
- Letargia e fraqueza
- Febre
- Desidratação
continua na próxima página…