A produção agropecuária orgânica e o desafio sanitário

Hoje em dia a atenção está cada vez mais voltada para as questões de alimentos saudáveis e naturais, buscando-se obter os alimentos da chamada produção orgânica.

            No entanto, como durante muitos anos dei aula de Epidemiologia Veterinária, tenho acompanhado alguns eventos que me deixam preocupada. Nesta semana me chegou uma foto de uma peça descongelada de carne suína com estranhas manchas brancas. Não se sabe do controle de qualidade, nem do selo de inspeção da mesma, e logo lembrei da cisticercose e da ideia de descarte imediato da carne. Poucos dias depois, assisti um vídeo onde havia a presença de um verme dentro de um ovo cozido….. Hoje em dia vende-se ovos em toda parte, dos mais baratos aos “produzidos por galinhas livres”, mais valorizados. Mas onde está o selo de certificação de produção orgânica? Será que há controle de Salmonella, Escherichia coli, toxoplasmose, verminoses? Algo semelhante ocorre com derivados lácteos, com delivery, ou na kombi da esquina, direto da fazenda…… O aspecto, o sabor são ótimos, a produção é orgânica, segundo dizem, mas como saber? E o controle de brucelose, febre aftosa, tuberculose, entre outras?  Este controle ocorre rigorosamente nas grandes empresas industrializadas, e elas só podem funcionar após a chancela da inspeção sanitária de alimentos.  E os vegetais, são irrigados com água potável, livres de resíduos de esgoto? E o adubo, que pode ser fertilizante vegetal ou animal, no caso de ser de origem animal, passou por uma compostagem adequada para se tornar estéril? Você alguma vez parou para pensar na enorme responsabilidade de se produzir alimento de qualidade e seguro, de todas as etapas e importância de sua produção?

            Não estou defendendo os produtos industrializados, mas afirmo que nos lugares inspecionados eles terão segurança sanitária. Os alimentos orgânicos são bem mais caros, devido a uma série de regras a serem cumpridas e protocolos muitos rígidos para as boas práticas de produção de um alimento saudável e inócuo. Só que a venda legal de produtos orgânicos depende da certificação e esse processo vai depender e muito do conhecimento e da consciência do produtor orgânico. E eu espero sinceramente que esta consciência se expanda cada vez mais, para o bem da Saúde Única, dos animais, dos seres humanos e do meio ambiente.  E gostaria de deixar mais alguns detalhes sobre esta produção.

continua….

Páginas: 1 2