Todo gato amarelo é macho e tricolor é fêmea?

A cor nos gatos está ligada principalmente ao sexo. Seja tricolor, escama de tartaruga, laranja, preto, marrom ou cinza, a cor do pelo de um gato vem de duas cores dominantes: preto e vermelho. Essas cores podem se transformar em diferentes tons – o preto pode se tornar chocolate, canela, lilás, azul e fulvo. E o vermelho, que é determinado pelo gene laranja, pode virar creme.

            Os genes de cor para preto e vermelho em gatos estão contidos no cromossomo X. Este é o mesmo cromossomo que, junto com o Y nos machos, determina o sexo de um gato. Na verdade em um mesmo local no cromossomo existem dois alelos. Assim, um cromossomo X pode conter um gene de pelo preto ou um gene de pelo laranja, mas não ambos.

            Um alelo criará a coloração laranja, que é dominante sobre todas as outras cores, exceto o branco puro. O outro alelo será uma coloração não laranja, recessivo, que permite a expressão de uma coloração não laranja (geralmente preta). Os machos normalmente carregam apenas um cromossomo X. Portanto, os machos podem ser pretos ou laranja (ou outras variações de cores com base em outras localizações de genes), mas não podem ter cores de pelo preto e laranja em seu corpo. O cromossomo X extra da fêmea permite a possibilidade de ela receber um gene preto e laranja.

continue a ler….

Páginas: 1 2