Homeopatia e a Saúde Única (1)

Hoje em dia as vacinas, com toda a controvérsia a respeito, indubitavelmente conseguiram conter em todo o mundo as grandes epidemias que ameaçavam a Humanidade, como a poliomielite, a varíola, meningite, entre muitas, e seguramente a vacinação maciça em animais de produção impede a disseminação  de zoonoses como a raiva, tuberculose, brucelose, leptospirose, leishmaniose ( vacinando os cães e o controle de mosquito palha). Não existe a menor dúvida que as vacinas têm realizado um espetacular serviço para a Saúde Pública, Saúde Coletiva, e Saúde Única.

          Mas se há desconfiança quanto a ação terapêutica e preventiva da Homeopatia, você já parou para pensar como funciona uma vacina? Não é uma partícula, uma porção ultra-molecular injetada no organismo, a partir de um microorganismo patogênico, com a função de estimular uma resposta do organismo de modo que o indivíduo, quando for desafiado pela doença, construiu mecanismos de defesa, geralmente suficientes para combate-la antes de sua instalação ?  E, bem, você já procurou saber como um medicamento preparado a partir da farmacotécnica homeopática age?  Procure ler a respeito e verá que os princípios e fundamentos não são tão diferentes  assim….

           Em breve, em outro texto, vamos abordar a importância da Homeopatia junto à Saúde Única, em uma batalha que vem sendo empreendida no sentido de combater a resistência  de antimicrobianos.

Literatura sugerida:

MINISTÈRIO DA SAÚDE. Manual de Vigilância, Controle e Prevenção de Zooonoses. 2016. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_prevencao_controle_zoonoses.pdf

NASCIMENTO, C. Alternativa nas epidemias. Revista do Farmacêutico, no. 129. Fev-Março 2017. Disponível em: http://www.crfsp.org.br/revista/612-129-revista/8733-revista-do-farmaceutico-129-comissoes-homeopatia.html

by Leonora Mello

Páginas: 1 2