A Homeopatia e a Saúde Única 2

A resistência aos antimicrobianos (RAM) tornou-se uma ameaça sanitária global crescente, que deve ser abordada com urgência na saúde pública, na produção animal, agrícola e no meio ambiente porque põe em risco o tratamento eficaz de infecções causadas por bactérias, parasitas, vírus e fungos, resultando em enfermidades mais prolongadas e com maior mortalidade. O impacto é maior nas populações mais vulneráveis.

          O que é muito preocupante é a questão destes microorganismos multirresistentes perante a segurança alimentar e o risco quanto a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares e com ela, a  segurança alimentar. 

          Desde 2010, existe uma aliança entre  Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Organização Pan Americana da Saúde (OPAS) para combater a RAM, trabalhando de forma coordenada para mitigar os riscos na interface saúde pública, animal e ao meio ambiente. Sob este contexto, as três organizações uniram forças para a implementação do projeto “Trabalhando juntos para combater a resistência aos antimicrobianos” sob o enfoque de Uma Saúde que reconhece a multidimensionalidade e a necessidade de uma resposta intersetorial que este problema exige.  

          Também a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem observado que o mundo enfrenta uma crise de enfermidades resistentes a antibióticos, que pode levar à morte milhões de pessoas, sendo as mais afetadas aquelas em pobreza extrema. Em razão disso homeopatas de todo o mundo, representados pela Liga medicatorum se uniram e escreveram uma carta endereçada à OMS afirmando que os profissionais homeopatas (médicos, médicos veterinários, dentistas), têm autoridade para diagnosticar e tratar enfermidades, e que existe uma extensa literatura de investigação científica que demonstra o valor terapêutico da Homeopatia. Eles continuam relatando que a Homeopatia pode ajudar a tratar infecções, sem deixar resíduos ambientais ou levar à resistência microbiana, além de ser um tratamento mais em conta. Desta forma a  Homeopatia poderá contribuir muito auxiliando no tratamento e prevenção de doenças, e assim ajudando a diminuir o atual uso excessivo de antibióticos.

continua na página seguinte

Páginas: 1 2 3