Gênio Epidêmico e Gênio Medicamentoso em Homeopatia

Usando o princípio da busca pelo Gênio Epidêmico, os médicos veterinários Dr. Claudio Martins Real e seu filho, o Dr.Mário Real desenvolveram o termo “Homeopatia Populacional” para tratar das enfermidades mais comuns encontradas nos rebanhos de animais de produção, como a mastite, doença dos cascos, endo e ectoparasitoses, alterações comportamentais como a sodomia, e muitas outras doenças. Há muitos trabalhos publicados de utilização da homeopatia veterinária utilizando este conceito nas propriedades, com amplo sucesso.

          Enquanto que Gênio Medicamentoso seria relacionado aos sinais e sintomas  apresentados pelo experimentador em relação a uma determinada substância, sendo característicos, os quais definem a individualidade do enfermo, isto é se tais sinais e sintomas são encontrados em um enfermo, tal medicamento certamente irá aliviar ou mesmo curar.

 “… definir o significado do termo genius. Gênio (gigno, geno) de acordo com as melhores citações significa a natureza inata; O que é peculiar para qualquer coisa, e constitui sua identidade, sua natureza, disposição, caráter peculiar, etc.”

“…Conseqüentemente, você perceberá que o termo genius, quando aplicado a um remédio, significa aquilo que é peculiar para o remédio, e que constitui sua identidade ou sua individualidade, e o distingue de todos outros”.(GUERNSEY, 1870-1871,p.181-185).

        Você pode ouvir o termo gênio medicamentoso  para tratar uma doença epidêmica, e seria aquele remédio que se apresenta na experimentação sintomas semelhantes aqueles estudados se direcionando o quadro do gênio epidêmico.

        Mas o termo gênio medicamentoso também pode se referir ao tratamento das doenças crônicas, quando o que interessa é o medicamento que na experimentação gerou  sintomas raros, estranhos e peculiares que também se manifestam no paciente e se identificam com determinada experimentação. Aí estamos tratando de individualizar o tratamento e não levaremos em conta os sinais e sintomas patognomônicos de uma determinada doença, e sim os sintomas do paciente crônico.

          Caso você tiver algum tempo livre, leia também o material sugerido abaixo, pois tem ricos detalhes sobre esta maravilhosa ciência, filosofia e arte que é a Homeopatia. Boa leitura!

Literatura sugerida:

GUERNSEY, H.N. The genius of our remedies and the genius of disease compared. Disponível em: http://www.homeoint.org/articles/reis/guergenius.htm

HAHNEMANN, S. Organon a Arte de Curar. Trad. 6ª edição. ROBE Editorial, 2001.

MAROSTEGA, A.P.L. Uso De Homeopatia Em Rebanhos Leiteiros. Dissertação de mestrado. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/175309/345473.pdf?sequence=1&isAllowed=y

REAL, C.M. Homeopatia Populacional; fundamentos. Ruptura de um paradigma. Disponível em: http://realh.com.br/wp-content/uploads/2018/01/201607211101_homeopatia_populacional-_horavet__revisada.pdf

By Leonora Mello

Páginas: 1 2