Considerações sobre o hipoadrenocorticismo em cão

  • Exames de Imagem:
  • Ultrassonografia: Pode ser usada para avaliar o tamanho e a morfologia das glândulas adrenais.
  • Radiografias: Podem mostrar sinais de hipovolemia e outras alterações associadas ao hipoadrenocorticismo.

     O diagnóstico preciso do hipoadrenocorticismo em cães requer uma abordagem abrangente, considerando os sintomas clínicos, resultados de exames laboratoriais e testes específicos. O tratamento adequado pode ser iniciado uma vez que o diagnóstico seja confirmado.

Sobre o tratamento:

Naqueles animais que apresentam apenas deficiência do cortisol, onde os sinais são mais brandos, em geral eles ficam bem com doses baixas contínuas de prednisolona, ajustando-as se necessário. Já nos casos onde há também envolvimento de baixos níveis séricos de mineralocorticóides, os sintomas são mais severos, necessitando a administração de desoxicorticosterona ou fludrocortisona.

A Homeopatia pode ajudar?

            Sim em qualquer quadro endócrino, a homeopatia pode ser um aliado importante para mitigar os danos deletérios decorrentes da enfermidade.

            No caso do hipoadrenocorticismo, além de se buscar o medicamento que chamamos “remédio de fundo” do animal, que o individualiza dentro dos fundamentos homeopáticos, podemos estar utilizando medicamentos homeopáticos chamados de funcionais ou organicistas, que reorganizam e recuperam órgãos danificados, na medida que o paciente tenha uma reserva de energia vital para responder aos mesmos. Também podem ser utilizados bioterápicos que são medicamentos feitos com farmacotécnica homeopática, a partir de parte de órgão, secreções, exsudatos, e ajudam bastante na imunomodulação do organismo enfermo.

Literatura consultada;

AAHA. Guidelines for Endocrine Diseases. Disponível em: https://www.aaha.org/aaha-guidelines/2023-aaha-selected-endocrinopathies-of-dogs-and-cats-guidelines/canine-hypoadrenocorticism-addisons-disease/therapy/

KARL, H.P.  Nosódios Vivos Roberto Costa. Editora Organon. 152 páginas.

MOONEY ,T.C; M.E. PETERSON. Manual de Endocrinologia Veterinária. Ed. Roca. 4ª edição.2015.356p

By Leonora Mello

Páginas: 1 2 3