Epigenética e Homeopatia

A Epigenética hoje é fonte de profundos estudos destes genes antigamente chamados “lixo”, pois muitas das modificações epigenéticas ocorrem nestas sequências regulatórias. Além disso, as mudanças epigenéticas podem influenciar a atividade destes genes, alterando sua expressão, e portanto seu papel no desenvolvimento e funcionamento do organismo.

A Homeopatia, como se sabe, é uma terapia complementar que se baseia no princípio de que o semelhante cura o semelhante. Ou seja, uma substância que causa sintomas em uma pessoa saudável pode ser usada para tratar esses mesmos sintomas em uma pessoa doente, desde que administrada em doses extremamente diluídas.

Apesar de serem áreas diferentes, há algumas conexões entre a epigenética e a Homeopatia. Alguns estudos sugerem que a Homeopatia pode influenciar a expressão dos gens, potencialmente através de mecanismos epigenéticos. Recentemente, pesquisadores comprovaram que medicamentos homeopáticos podem modificar as funções celulares por mecanismos epigenéticos (metilação e desmetilação do DNA) e isto abriu espaço para uma nova frente de pesquisas.

Os cientistas que pesquisam a Homeopatia também comprovaram que mesmo nas soluções homeopáticas ultradiluídas, é possível detectar perfeitamente as ultrapartículas, com os modernos aparelhos, o que não acontecia na época do número de Avogrado, quando era considerado que ao atingi-lo (6,023 x 1023) elas não seriam mais detectadas. Com isto, os descrentes achavam que os medicamentos homeopáticos na 12CH em diante, continham apenas água, sem qualquer efeito. Porém isto caiu por terra, já quem hoje os modernos aparelhos detectam por meio cromatográficos, radioativos e outros, as nanopartículas em diferentes comprimentos de onda, de acordo com a diluição e dinamização. Nanopartículas estas com atividade biológica comprovada.

Desta forma, graças aos avanços tecnológicos, à Física Quântica, à Epigenética e outros ramos da ciência de hoje, tem sido possível comprovar a veracidade e a capacidade terapêutica da Homeopatia. Muito tem que ser estudado ainda, mas os véus estão sendo desvendados.

Literatura consultada:

BONAMIN, L.V. A solidez da pesquisa básica em homeopatia . Revista de Homeopatia 2017;80(1/2): 89-97. Disponível em: http://revista.aph.org.br/index.php/aph/article/view/394/448 Acesso em 18/04/2023

HICKMAN, G. Epigenetics – A New Way of Understanding Homeopathy? Hpathy, Mars,17,2009.Disponível em: https://hpathy.com/homeopathy-papers/epigenetics-%E2%80%93-a-new-way-of-understanding-homeopathy/  Acesso em : 19/04/2023.

SARRA, S.K.; ROY,S.; KHUDA-BUKHCH.A.R. Evidence in support of gene regulatory hypothesis: Gene expression profiling manifests homeopathy effect as more than placebo. Disponível em:  https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25780677/  Acesso em : 19/04/2023

TEIXEIRA,M.,Z. “Genomic Homeopathy” proposal: use of auto-isotherapic of DNA as a modulator of gene expression in chronic diseases. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ramb/a/VdbFxG89YJwtpgtmXHQcRKK/?format=pdf&lang=en  Acesso em 17/04/2023.

By Leonora Mello

Páginas: 1 2