Como racionalizar o uso de antibióticos em Medicina Veterinária

Lembrando que estas são recomendações gerais, e é fundamental seguir as orientações específicas fornecidas por um médico veterinário, que levará em consideração a saúde e as necessidades individuais dos animais de produção.Parte inferior do formulário

         Em relação aos animais de companhia, pode-se citar algumas ferramentas para prescrição de antibióticos:

  1.  Diretrizes clínicas: A Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas dos Animais de Companhia (ISCAID) publicou diretrizes de antibióticos para três síndromes de doenças: piodermite canina, urinária canina e felina e infecções do trato respiratório e doenças respiratórias caninas e felinas.
  2. Teste de cultura e antibiograma.  O teste diagnóstico é uma ferramenta clínica importante, fornecendo informações sobre a etiologia da infecção e perfil de resistência. O uso inicial da cultura e antibiograma pode ajudar a evitar a necessidade de várias prescrições antibióticas diferentes e a instalação de resistência bacteriana.

            A prescrição e uso racional de antibióticos em Medicina Veterinária estão atrelados a diversos fatores como legislação vigente do país, conhecimento das doenças em cada espécie, conhecimento do modo de ação e de administração de cada fármaco, seus efeitos colaterais, associações dose/peso, tempo de administração em cada caso, acompanhamento e prognóstico ou alta do animal.

            Para finalizar, não podemos deixar de lembrar que em muitas situações iniciais de inflamações  e/ou infecções, o uso de terapias integrativas, sobretudo a Homeopatia, tem sido um precioso aliado. Mas naturalmente é a observação do profissional, o bom senso, o vigor e a resposta imunológica do paciente é que vai pautar a terapia convencional  ou uma terapia integrativa e multimodal para seu restabelecimento.

Leia também

ANALYTICA. A utilização dos antibióticos para a produção de carne. Disponível em:

MINNESOTA ONE HEALTH. Antibiotic Use in Companion Animal Veterinary Practice. Disponível em ; https://www.health.state.mn.us/diseases/antibioticresistance/animal/animalcafs.pdf

By Leonora Mello

Páginas: 1 2 3