Alimentação natural x Alimentação funcional

Muito embora algumas pessoas estejam considerando que uma alimentação natural seja mais saudável que ração para seus animais de estimação, são necessárias algumas considerações.

            É importante ter um olhar que considere amplo, e uma compreensão que o organismo de um cão doméstico, ou de um gato doméstico, tem suas peculiaridades, necessidades, restrições, e que em muitos aspectos, diferem muito do sistema digestivo humano. Não se pode pensar em administrar uma dieta caseira aos pets, a partir da alimentação da família humana. Não vai dar certo e a curto ou longo prazo irão aparecer repercussões na saúde dos animais.

            Apenas seguir receitas oferecidas por sites leigos na internet, sem a compreensão das necessidades básicas, do balanceamento, e das características próprias do cão ou do gato, também pode não ser uma escolha favorável.

            Quando se fala em alimentação natural, pode-se pensar em produtos orgânicos, alimentação caseira, alimentos isentos de agrotóxicos, conservantes, antibióticos. Porém, algo muito importante, são as necessidades nutricionais de cada espécie. É comum aparecer em nosso consultório animais que vem sendo alimentados com dietas naturais, mas que não estão saudáveis, e percebemos que há um desbalanceamento proteico, de microelementos, ou aminoácidos e ácidos graxos essenciais.

             Creio que o caminho nutricional mais conveniente é alimentação funcional balanceada. E esta, pode ser a partir de rações super premium, que cada vez estão ficando mais adequadas, ou de alimentação natural, mas dentro da proposta funcional. Existem rações industrializadas que utilizam os alimentos sem corantes, e com conservantes naturais, algumas reações são feitas por enzimas naturais, e o processo de aquecimento e hidrólise , desde que não sejam utilizados produtos sintéticos, são considerados alimentos naturais pela AAFCO ( Association of American Feed Control Officials).

Continue lendo…

Páginas: 1 2