A esclerose nuclear, também chamada de esclerose lenticular, pode fazer com que as pupilas dos olhos do cão adquiram uma aparência turva cinza-azulada. A condição também é observada em humanos e cavalos. Trata-se de uma alteração normal do cristalino que normalmente ocorre em cães com mais de seis anos. Geralmente se desenvolve em ambos os olhos ao mesmo tempo, surge gradualmente, e o cão deve ser capaz de se adaptar confortavelmente a quaisquer pequenas mudanças na visão que ocorram.
A catarata forma uma nuvem azul de vários graus dentro da cápsula que contém o cristalino do olho. A catarata pode progredir muito lentamente ao longo de muitos anos ou pode surgir muito rapidamente, levando à cegueira em alguns dias ou semanas, como no caso de animais diabéticos não estabilizados. A catarata em cães costuma ser hereditária. Além da diabetes mellitus pode ocorrer devido à toxicidade de drogas e preventivos de pragas, outra doença ocular subjacente, trauma no olho, deficiências nutricionais em filhotes e como parte do processo de envelhecimento. A utilização em uso contínuo do colírio de Cineraria marítima parece diminuir a evolução da catarata, mas quando a mesma evolui para cegueira bilateral, deve-se tentar o método cirúrgico, através de facoemulsificação do cristalino e introdução de nova lente.
O glaucoma é uma condição em que há um aumento da pressão intra-ocular. O humor aquoso produzido dentro do olho não consegue drenar corretamente, o que causa um aumento de pressão dolorosa dentro do olho. Se o acúmulo de líquido (que o dá a aparência azul turva) e a pressão não forem tratados, eles farão com que o olho se dilate e fique deformado, e o resultado final será cegueira irreversível.
Nos animais de companhia, o glaucoma pode ser primário ou secundário. O glaucoma primário é hereditário e geralmente começa em um olho, mas na maioria dos casos acabará por envolver os dois olhos. O glaucoma secundário ocorre quando outras doenças oculares estão presentes, incluindo uveíte, catarata avançada, câncer de olho, deslocamento do cristalino e descolamento crônico da retina. O tratamento dependerá da causa e da gravidade da doença. Mas o objetivo é sempre aliviar a pressão dentro do olho o mais rápido possível, reduzindo a produção de humor aquoso e aumentando a drenagem do olho afetado. Infelizmente, em cães e gatos o tratamento clínico do glaucoma a longo prazo não é suficiente, causando dor e desco
A distrofia da córnea é uma doença hereditária progressiva que geralmente afeta os dois olhos. Felizmente, não é doloroso e a visão normal pode não ser afetada. Existem três tipos de distrofia corneana, dependendo da localização: distrofia epitelial da córnea, que afeta a formação celular; distrofia estromal da córnea, que causa a aparência azul turva; e distrofia endotelial da córnea, que afeta as células do revestimento da córnea. A distrofia estromal da córnea geralmente não requer tratamento. A distrofia endotelial da córnea às vezes é tratada com lentes de contato sobre os olhos. Os marcadores epiteliais da córnea, quando presentes, podem ser removidos. Outra opção de tratamento para a distrofia endotelial da córnea é a cirurgia de retalho da conjuntiva.
Um cão com distrofia corneana geralmente terá um pouco de turvação nos olhos, mesmo após o tratamento bem-sucedido da doença. E como as úlceras da córnea são comuns na distrofia endotelial e epitelial da córnea, os cães com dor ou olhos piscando ou lacrimejando devem ser examinados por um veterinário.
Uveíte anterior é a inflamação das estruturas que ficam entre a córnea e a câmara anterior do olho. Ocorre por traumatismo, ou em decorrência de doenças sistêmicas como leptospirose, erlichiose, cinomose, entre outras. Causa bastante dor e fotofobia, e se não tratada pode se aprofundar em direção à câmara posterior, colocando a visão em risco.
Além do tratamento convencional, há outras alternativas como a utilização de soro autólogo, células tronco e homeopatia. O importante é que o paciente seja prontamente atendido por um médico veterinário logo que seja constatado algum problema. O fator tempo aí é determinante na manutenção da visão.

Traduzido e adaptado de :
HEALTHY PETS. Are Your Pup’s Eyes Turning Cloudy or Blue? It Could Be This. Disponível em: encurtador.com.br/cgjwJ