Alguns aminoácidos e oligoelementos importantes em Medicina Veterinária

A L-glutamina é um protetor e estimulante da cicatrização do trato gastro intestinal. adjuvante no tratamento de pancreatites.

 A arginina é sintetizada a partir da citrulina, um precursor imediato presente em praticamente todos os tipos de células, e  o intestino delgado da maioria dos mamíferos, com exceção de gatos e furões, é capaz de sintetizar a citrulina a partir de glutamina, glutamato e prolina. As concentrações plasmáticas de arginina e citrulina podem diminuir significativamente em indivíduos com desnutrição protéica, trauma, queimadura, inflamação e sepse. Sob essas condições, a arginina deve ser fornecida a partir da dieta para equilibrar o balanço de nitrogênio e a saúde dos animais e dos seres humanos. Os gatos domésticos, em especial, como vimos acima, precisam mais da suplementação da arginina em situações de estress, doença, envelhecimento.

A glicina é um aminoácido não essencial que tem papel fundamental em nosso sistema digestivo e nervoso, além de ser antioxidante e ainda ajudar a fornecer energia para os músculos, atua na composição das proteínas.

A Lisina é um aminoácido essencial, o que quer dizer que o organismo não a produz naturalmente, portanto ela deve ser obtida através da nutrição. Ajuda no crescimento ósseo, auxilia na formação de colágeno, além de ser um dos componentes de ossos, cartilagens e outros tecidos conectivos. É utilizada para prevenir e tratar de sintomas causados pelo vírus do herpes em humanos. Em felinos, a sua eficácia na rinogtraqueíte é discutida.

A taurina é um aminoácido sulfurado e deriva do metabolismo da metionina e cisteína. Está presente em altas concentrações nas células do sistema imune e é responsável por 50% do pool de aminoácidos livres dentro de linfócitos.  taurina é um aminoácido encontrado em tecidos e órgãos de todo o corpo, incluindo músculos, coração, cérebro e retina. Ao contrário da maioria dos aminoácidos, a taurina não cria células proteicas, mas desempenha muitos outros papéis importantes, como o fortalecimento do coração, suporte para a retina e a visão, auxilia na saúde reprodutiva, é anti-oxidante. Embora o papel da taurina dentro de linfócitos não esteja bem definido, relata-se que gatos alimentados com dietas deficientes em taurina apresentam atrofia dos gânglios linfáticos e do baço, diminuição no número de linfócitos circulantes e prejuízos na função de fagócitos.

O selênio atua como componente importante de enzimas envolvidas na proteção antioxidante, no sistema imunológico e no metabolismo do hormônio tireoideano, sistema reprodutivo e pele.

               Os exemplos acima são apenas alguns dos macro e microelementos que cada vez mais vêm sendo estudados para seu uso na prevenção de doenças, melhorando a performance imunológica e adiando o envelhecimento. Com certeza muitos estudos continuarão a ser feitos para benefício da saúde humana e animal.

Leitura recomendada:

PIBOT ,P;  BIOURGE ,V;  ELLIOTT,D. Encyclopedia of Canine Clinical Nutrition. Royal Canin. 2006. 486p.

By Leonora Mello

Páginas: 1 2