Em 2015, foi realizada uma avaliação prospectiva da eficácia do soro hiperimune polivalente no tratamento de trinta cães com gastroenterite causada por parvovirose. A conclusão do trabalho foi que a utilização do soro hiperimune contra o vírus da parvovirose canina reduziu o tempo de internação, a gravidade da sintomatologia e a taxa de óbito entre os animais tratados (VERÇOZA, 2015).
Outra pesquisa feita em 2016 por TAQUES et al, em cães diagnosticados com cinomose por teste imunocromatográfico, no início dos sintomas sistêmicos, e junto do protocolo terapêutico , foi utilizado soro hiperimune . Os resultados demonstraram que 80% dos animais tratados que também utilizaram soro hiperimune em seu protocolo terapêutico recuperaram-se. O mesmo soro hiperimune tem sido utilizado como profilático em animais que tiveram contato com o enfermo, mas ainda sem apresentarem a doença, e mostrou-se eficaz.
O soro hiperimune utilizado em cães é um produto imunobiológico, constituído por imunoglobulinas específicas, que podem ser produzidas por outra espécie animal, principalmente equinos, sendo denominado neste caso como soro heterólogo. A duração do efeito no organismo é passageira, não se prolongando além de 10 dias. Portanto, para formação de uma imunidade sólida e absolutamente mais duradoura, recomenda-se a instituição do protocolo vacinal completo. Este soro polivalente pode proteger contra Cinomose, Parvovirose, Adenovirose, Hepatite infecciosa, Parainfluenza e Coronavirose.
Entrei em contato com os laboratórios fabricantes de soros hiperimunes no Brasil, para me fornecerem dados da sua eficácia em outras doenças, como a traqueobronquite infecciosa canina, hepatite infecciosa, leptospirose, pois não encontrei trabalhos publicados a respeito. Assim que eu tiver mais informações volto a escrever a respeito!
Leitura sugerida
TAQUES, I.I.G.G et al. Avaliação prospectiva do soro hiperimune na terapia de cães com vírus da cinomose canina. Nosso Clínico. Vol 19, fasc. 109. P.26-30. 2016.
VERÇOZA, R.V. Avaliação Prospectiva do Uso do Soro Hiperimune no Tratamento da Gastroenterite causada pelo Parvovírus Canino. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pós-graduação de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, como requisito para obtenção do título de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária. 2015. 25p. Disponível em: https://bdm.ufmt.br/bitstream/1/568/1/TCCP_2015_Rodolfo%20Vasconcellos%20de%20Ver%C3%A7oza.pdf
By Leonora Mello