A QUESTÃO DAS VACINAS PARA CÃES E GATOS

 

Muito se fala e se escreve sobre a questão das vacinas. Vou escrever também, um pouco sobre o que tenho observado ao longo dos anos.
As vacinas anti-rábica e óctupla/ déctupla importadas, feitas de modo que chamamos ” vacinas éticas”, são altamente eficazes, com uma incidência muito pequena de agravos.
Vacinas polivalentes, algumas com 12 antígenos inclusive, compradas “em balcão”, como se diz, e que não são aplicadas por médico veterinário, não apresentam uma boa resposta imune, talvez porque não haja um cuidado criterioso em sua conservação, ou por erros na vacinação, ou porque o anexo mal não estivesse em boas condições imunologicas no momento da vacina.

Enfim, são muitas as causas de falhas vacinais, e por isso, antes de vacinar o animal tem de ser examinado por médico veterinário, estar vermífugado, estar sem febre, bem alimentado, estado geral excelente.

Continue Reading →

CROMOTERAPIA

 

https://curtaiptv.top/1nnkl

A Cromoterapia é uma Terapia Integrativa e Complementar que utiliza as  cores. Ela auxilia o equilíbrio e a harmonia entre corpo, mente e emoções. Cada cor tem sua função terapêutica específica e atua em um chakra ou um órgão do corpo.

Durante anos utilizou-se a cromoterapia como uma das Terapias Complementares  em seres humanos, mas recentemente ela tem sido utilizada em animais, principalmente em cães e gatos.

Continue Reading →

O QUE SÃO MANDALAS DE SAÚDE

1

MANDALA é uma palavra em sânscrito que significa círculo. Mas  também possui outros significados, como círculo mágico ou captação e concentração de energia. A mandala é ainda o símbolo da totalidade, integração e harmonia.

A Mandalas podem ser usadas para cura do físico e do emocional, trazendo saúde e vigor. As Mandalas de Cura, ou de Saúde, também podem ser utilizadas para para harmonizar um ambiente, melhorar desempenho no trabalho, e ainda energizar  um espaço especial, que seja utilizado para mediação.

Na Psicologia Moderna, o célebre psicólogo Jung, que criou a Psicologia Analítica, ao estudar as mandalas orientais, passou a desenhá-las, descobrindo o efeito de cura que elas exerciam sobre ele mesmo. Após anos de estudos sobre a  psiquê humana,
ele passou a utilizar a construção de mandalas como método psicoterapêutico.

Continue Reading →

Será que meu Cão tem “Olho Seco” ?

http://www.animaleye.com.au/Information/AboutEyeDiseases/DryEye/tabid/21047/Default.aspx

        A Síndrome do olho seco ocorre quando há produção insuficiente do filme lacrimal. O filme lacrimal é composto por glicoproteínas, lipídio, sua, eletrólitos, imunoglobulinas, lactoferrina, lisozima e citocinas. Pela sua composição, ele cumpre importante papel na proteção e homeostase da superfície ocular.
O filme ocular ainda possui as funções de fornecer oxigênio para a córnea; lubrificação da córnea, diminuindo seu atrito com as pálpebras no ato de piscar; fonte de proteína com ação antimicrobiana; remoção de febris e restos celulares por meio da sua drenagem.

Continue Reading →

NÃO CONFUNDIR ESPOROTRICOSE COM DOENÇA DA ARRANHADURA DOS GATOS

doença da arranhadura do gato

esporotricose – nota-se lesão em focinho do gato, e no percurso linfático na lesão do antebraço da pessoa contaminada

Como é sabido, a incidência de esporotricose aumentou muito em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro.
A esporotricose é uma micose sistêmica, com características de zoonose, isto é , pode ser transmitida ao ser humano.
O fungo Sporotrix spp fica no ambiente, terra, espinhos de rosas, pedaços apodrecidos de madeira, troncos de árvores. O gato tem contato com os locais contaminados e podem ter os esporos nas unhas. Quando há brigas, imunidade baixa e/ou baixas condições higiênico-sanitárias, ele pode manifestar na pele a doença, ou mesmo em sua forma mais profunda, no interior do focinho, onde ele ficará deformado ou mesmo destruído se não houver um tratamento efetivo com itraconazol , as vezes associado ao iodeto de potássio, e isolado de outros até sua alta clínica.
Eventualmente, o ser humano pode se contaminar com esporotricose  pela arranhadura de animais sintomáticos, isto é, que tenham as lesões características da doença.  Continue Reading →

ESCOVAÇÃO E HIGIENE BUCAL DE CÃES E GATOS

 

A escovação de dentes em cães e gatos é muito necessária e com certeza evitaria as frequentes anestesias para que sejam feitas limpezas e extrações dentárias em consultório veterinário.

Estas limpezas, realizadas pelo clínico geral, ou em situações mais complicadas, pelo odontólogo veterinário, acontecem mais cedo ou mais tarde mas se o tutor conseguir fazer uma boa manutenção da limpeza dos dentes e higiene bucal, com certeza irá preservar muito mais a durabilidade dos próprios dentes e gengivas, assim como a saúde geral do seu animal de estimação.

Por outro lado, a negligência com a saúde bucal pode acarretar problemas graves, desde o mau hálito, como também gengivites, periodontites, amolecimento e queda dos dentes, até mesmo a disseminação de bactérias pelo organismo, levando à endocardite, artrite séptica ou glomerulonefrite. Continue Reading →

Eu divido minha refeição com meu pet – O que é que tem?

 

Os animais de companhia estão a cada dia mais próximos e muitos são considerados membros da família. Mas é importante lembrar que eles não podem comer a mesma comida que comemos no nosso dia a dia, pois possuem um sistema digestivo diferenciado e mais frágil.

Os cães possuem quantidades menores de uma enzima chamada amilase, e desta forma sua digestão não começa na boca, como ocorre com os seres humanos, mas no próprio estomago. Alguns condimentos como cebola, cebolinha e alho são tóxicos para cães e gatos, causando anemias. Também não conseguem metabolizar alimentos muito gordurosos, apresentando logo alterações de fígado e vesícula biliar.  Ou se ingerem grandes quantidades de carne, há distúrbios em seu metabolismo, apresentando diarreias e mesmo pancreatite agudas de difícil resolução. Continue Reading →

COMPLEMENTOS NUTRICIONAIS PARA OS PETS – A VITAMINA D

Uma boa alimentação costuma suprir as necessidades básicas de todos os nutrientes. Porém, não raro nos vemos diante da necessidade de suplementar cães e gatos com vitaminas e aminoácidos.

Por outro lado, estudos recenes apontam os benefícios de reforçar a dieta com certos nutraceuticos, e um deles é a vitamina D.

A vitamina D, como se sabe, pode ser obtida de forma fotossintética, a partir da exposição de alguns minuto à luz solar da manhã. Porém, esta produção não ocorre de forma tão fácil em cães e gatos, e assim eles precisam ingerir a forma ativa, o colecalciferol (D3).

Continue Reading →