CUIDADOS COM SEU ANIMAL DE COMPANHIA DURANTE AS FESTAS DE FINAL DE ANO

Final de ano  é sinônimo de festa,  alegria, descontração e todas as manifestações  para   comemorar  um tempo novo que chega.

Porém, às vezes a empolgação é demais, e um exemplo disso são os excessivos fogos de artifício que soltam. Ocorre que os animais de estimação sofrem muito com isso!

A audição dos cães é muito superior á dos seres humanos. Conseguem detectar um som quatro vezes mais distante do que o homem. Além disso, o seu intervalo de frequências auditivas é também, mais vasto. Os cães conseguem detectar frequências que vão desde os 10Hz até aos 40.000Hz.

Já audição dos gatos, é muito apurada e é mais sensível aos sons agudos. Enquanto a frequência de percepção humana vai até aos 20.000Hz, a dos gatos vai de 60Hz até cerca dos 65.000Hz. É por esta razão que os gatos percebem o movimento humano a alguns metros de distância. Continue Reading →

CÃES E FRUTAS????

Meu cão adora frutas! Mas…..qual delas ele pode comer?????

IMG_20160725_192941866 (1)

    O hábito de cães de companhia comerem frutas é bastante saudável, desde que se saiba que algumas frutas podem fazer mal, e que em tudo é necessário bom senso.  Comer frutas em excesso de uma só vez pode provocar acidez, má digestão, vômitos ou diarreia, assim como acontece com qualquer alimento deglutido em demasia.

Abaixo fizemos um quadro das frutas que podem comer sempre, aquelas em que é preciso ter cuidado, e as que são proibidas. Embora cada uma delas tenha uma riqueza em nutrientes, é necessário levar em consideração a sensibilidade individual de cada cãozinho. E isto vale para os gatinhos que curtem frutas também!

Continue Reading →

Lágrima ácida em cães e gatos

 

É comum vermos cãezinhos, e alguns gatos apresentarem manchas avermelhadas ou marrons nos pelos  junto aos olhos. O nome disto chama-se epífora e tem várias causas.

Nos cães, as raças mais acometidas são Poodles, Maltês, Bulldog Inglês, Lhasa Apso e Shih Tzu e os gatos que também sejam braquicéfalos, isto é, aqueles que possuem o focinho achatado.

Este focinho mais curto, e o globo ocular mais saltado dificulta a drenagem da lágrima. A drenagem das glândulas lacrimais no cão é feita através de orifícios superior e inferior, um canalículo superior e inferior, um saco lacrimal pouco desenvolvido e um duto nasolacrimal. Qualquer destas partes pode ficar obstruída, ou por inflamações ou por estreitamentos que ocorrem desde o nascimento, sendo inclusive por erros de origem genética. Continue Reading →

Zoobiquidade

Termo criado pela cardiologista norte-americana Dra Barbara Natterson-Horowitz, é um neologismo contendo o prefixo “zoo” – relativo aos animais, e “ubiquidade” – que significa “está em toda parte, o tempo todo”.

Já vínhamos nos adaptando ao termo “Uma Só Saúde” (One Health). O conceito One Health foi divulgado pela primeira vez em 2007, através da colaboração entre a American Medical Association (AMA) e a Americal Medical Veterinary Association (AMVA) que criou uma estratégia mundial para a expansão de colaborações interdisciplinares e da comunicação em todos os aspectos dos cuidados de saúde humana e animal.Em 2008, a União Europeia abraçou este conceito e vem auxiliando a incrementar ações que tornem este conceito mais efetivo. Continue Reading →

Botulismo em Cães

CAPA LIVRO 2

ботулизм у живо

O botulismo é uma doença causada por uma toxemia sistêmica em vários animais domésticos, inclusive os cães, causadas por Clostridium botulinum. Não há relatos da doença em gatos.

 A toxemia associada a esta doença pode ser observada em cães que tenham consumido a exotonina botulínica tipo C, ou esporos da bactéria presente em carcaças de aves ou restos de comida. A toxina uma vez ingerida, é absorvida pelo sangue, e se liga aos terminais nervosos, bloqueando a liberação de acetilcolina. O resultado é uma paralisia muscular flácida, podendo levar à morte devido à parada cardiorrespiratória.

Continue Reading →

Alergia ou Intolerância Alimentar??

 

 

http://cache2.asset-cache.net/xc/537469137.jpg?v=2&c=IWSAsset&k=2&d=GV2rB9HxFrpM_gr4zcZ4Se30HLlCLU7-p1mMrwkHnxvYO1TXa2dvZfyWdU-KQ-uy0

Muito se fala hoje de alimentos e rações que provocam nos cães e gatos reações indesejáveis. Por vezes são de alta qualidade, mas mesmo assim eles apresentam vômitos, diarreias e outros sintomas. Continue Reading →