Atenção aos animais não-domiciliados

adocao

No passado, o destino da maioria dos cães e gatos apreendidos pelo Centro de Controle de Zoonoses do Rio de Janeiro era a eutanásia. Hoje isto é proibido por lei do vereador Cláudio Cavalcanti, que hoje é o titular da  Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda).

A sede da Sepda fica na fazenda Modelo, em Guaratiba,  com treze mil metros quadrados, arborizada, com muitas instalações, porém com pouca conservação.

Como estava ocorrendo muitas denúncias quanto às más condições do local, mau estado de saúde  e falta de higiene, a promotora de Justiça Christiane Monnerat, que atua na área de proteção e defesa dos animais do Rio, visitou a Fazenda Modelo com uma veterinária, ainda acompanhada do promotor Vinícius Lameira, coordenador de Grupo de Apoio Técnico Especializado em Meio Ambiente do Ministério Público. Acompanhada por uma equipe do jornal “O Globo”, Christiane não flagrou cenas semelhantes às denunciadas, mas ficou chocada com as péssimas condições do canil, onde viu animais doentes dividindo espaço com cães sadios, em um local com paredes cobertas de limo e mofo.Na maior parte dos boxes havia fezes e urina, e o mau cheiro era insuportável. Os prédios estão velhos e sem conservação e, apesar de haver muito espaço disponível, os animais são mantidos em ambientes restritos. Continue Reading →

Castração precoce: 3 meses é muito pouco

Há muito tempo nos Estados Unidos é preconizada a castração precoce de cães e gatos domésticos. A principal alegação é que fêmeas de cães e gatos domésticos castradas  antes da puberdade têm menos de 0,5% de probabilidade de desenvolver câncer de mama, que é a neoplasia mais comum e mortal nestes animais.

Hoje em dia, também no Brasil este conceito se fortaleceu e vem se tornando prática comum nos abrigos castrarem os filhotes abandonados cada vez mais precocemente. Até porque, alega-se que os adotantes não precisam se preocupar com as despesas de castração.

É uma verdade incontestável que animais adotados devem ser castrados, evitando ninhadas indesejáveis e controlando a população canina e felina urbana, além de evitar inúmeras doenças infecciosas, hormonais e neoplasias, além de que animais castrados em geral ficam mais dóceis e com menos instintos agressivos. Continue Reading →

Bem-estar animal: o Brasil se importa

De acordo artigo editado do site SUINOCULTURA INDUSTRIAL um relatório inédito revela que as práticas voltadas ao bem-estar dos animais de produção não vêm sendo devidamente administradas e divulgadas pela indústria alimentícia.
O marco de referência para o bem-estar destes animais, conhecido internacionalmente como Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), além de ser o primeiro informe estruturado para as principais empresas produtoras de alimentos no mundo, bastante objetivo das atuais condições de bem-estar dos animais de produção sob um ponto de vista comercial. Continue Reading →