Terapia a laser em cães e gatos

O HeNe (Hélio e Neônio) é o mais antigo e emite comprimento de onda de 630nm, e a profundidade de penetração é de 6 a 10 milímetros, sendo conhecido como laser vermelho, de luz visível.

         O laser de Arsenato de gálio (GaAs) emite 904 nm de comprimento, com penetração de 2 a 5 cm, conhecido como laser infravermelho.

        Podemos citar vários benefícios do uso da terapia fotobiomoduladora em Medicina Veterinária:

  • Analgesia: estimula a liberação de endorfinas, aumenta a produção de óxido nítrico, bloqueia a despolarização de fibras nervosas aferentes C, estabiliza o potencial de membrana das células nervosas.
  • Cicatrizante: aumenta o nível de ATP e taxa de mitose, estimula fibroblasto e atividade macrofágica, estimula a neovascularização, estimula a granulação e epitelização, aumenta o nível de fatores de crescimento celular.
  • Anti-inflamatório, estabiliza a membrana celular, diminui o nível de proteína C reativa, inibe a síntese de prostaglandinas inflamatórias e estimula o fluxo linfático.

          Juntamente com a utilização da acupuntura e homeopatia, é um importante instrumento da Medicina Veterinária Integrativa. Suas indicações clínicas mais frequentes são : Efeito analgésico e anti-inflamatório; regeneração nervosa; reparação tecidual; consolidação óssea; osteoartrose, entre outras.

         Contra-indicações  da laserterapia: tratamento com medicamento fotossensibilizante; útero gravídico; pacientes com câncer; área de hemorragia ativa; diretamente sobre glândulas endócrinas ( tireóide, por exemplo).

Literatura consultada:

Lista de medicamentos fotossensibilizantes. Disponível em > http://static.simposium.pt/avene/ListaMedicFotossensibilizantes.pdf . Acesso em 17 de janeiro de 2021

LOPES,R.S.; DINIZ, R. Laserterapia. Fisiatria em pequenos animais. E. Inteligente Ltda. São Paulo. SP. 117-127p. 2018.

By Leonora Mello

Páginas: 1 2