PORQUÊ OS GATOS COMEM SACOS PLÁSTICOS

É muito comum os gatos ficarem lambendo, mastigando e até engolindo sacos plásticos.  Acredito que as causas são várias,  inclusive pode ser por resíduos no material que contenham cheiros que sejam atraentes para eles, já que são feitos de material reciclado. Há estudos onde se busca fazer estes sacos exclusivamente de celulose e amido, o que os tornariam inócuos se ingeridos. Porém, os que existem hoje em dia ainda são feitos de derivados de petróleo, o que os tornam indigestos, podem causar obstruções graves no trato digestivo dos animais de companhia.

Além de saco plástico, gatos mastigam e engolem fios de todos os tipos, aldodão, fitas, cadarços de sapatos e fazem todo o tipo de besteira que ameaçam suas sete vidas. Não há um motivo certo, mas pode ser verminose, má alimentação, problemas digestivos, dores abdominais, ou em outro local. Também por alteração de comportamento devido a ansiedade, medo, para chamar atenção, estress, falta do que fazer, ou problemas mais graves como transtornos compulsivo-obssessivos.

Existem gatos mais arteiros que os outros, e em geral, se há mais de um, copiam o que os outros estão fazendo. O gato também tem um comportamento mais teimoso que o cão, então, melhor que ralhar e gritar pelo nome, o ideal é manter os sacos plásticos, fios, lãs e outras coisas perigosas fora do alcance deles. Verificar se estão bem alimentados, vermifugados, urinando e evacuando normalmente, se estão calmos e relaxados, e distraí-los quando começarem a agir errado. Não e´necessário comprar brinquedos caros, um pouco de atenção jogando uma bolinha, um pouco de carinho, geralmente os fazem esquecer da peraltice.

Porém, aqueles que demonstram um comportamento estremado, de ingerir e mastigar tudo podem estar desenvolvendo problemas comportamentais ou metabólicos e devem ser examinados pelo médico veterinário para ele poder identificar as causas da alteração e tratar adequadamente. A utilização de florais e Homeopatia para distúrbios comportamentais é bastante é útil nestes casos.

Por Leonora Mello

8 thoughts on “PORQUÊ OS GATOS COMEM SACOS PLÁSTICOS

  1. boa noite Dra.
    gostaria de saber qual floral posso dar para a minha gata, pois ela gosta de comer borracha e já operou de corpo estranho 2 vezes.
    Desde já agradeço,
    keila

    • Bom dia, Keila. Talvez o Crab Apple, Floral de Bach, ajude. Peça para fazer em glicerina, 3 gotas 4 vezes ao dia. Espero que auxilie! Abs

  2. Olá! Meu gato adora comer plásticos. Ele é muito ativo e não copia em nada o comportamento de minha gata. Orion é um gato de “todas as raças” e Katharina uma persa himalaia. Ela é suuuupeeer na dela… já ele sobe em tudo quanto é lugar, conversa a noite toda e corre pela casa, gosta de dormir debaixo das cobertas e adora fazer “massagem” no meu filho. AMO demais!!! Indica alguma floral??

    • Olá, Mila! Ambos os gatinhos me parecem ter comportamento normal.Tente inibir a “mania” do Orion de mastigar plástico. Isto faz parte do temperamento ativo que relatou, e só poderíamos considerar um comportamento doentio se ele começasse a passar mal de tantas coisas indigestas estivesse ingerindo. Por enquanto, acho que é ter paciência e ir educando este bichano querido.
      Abs

  3. olá doutora, meu gato Simba, tem 3 anos e desde que ficou mais esperto, começou a comer saco plastico, ele é ativo, se alimenta bem, porém ele vomita bastante os sacos que ele come ! As fezes quase sempre são durinhas, mas esse problema do saco me deixa preocupada ! Não sei o que fazer ! Já deu remedio de verme e nada, levei pra castrar pra ele n ficar muito na rua, melhorou as saidas mais ainda gosta do saco, me ajude !

    • Olá, Larissa! Não se sabe bem porque eles fazem isso. Alguns dizem que é o cheiro dos plásticos que os atraem… Nem todos têm esta característica, mas devemos ter juízo por eles, e tirar do caminho tudo o que eles podem mastigar e fazer-lhes mal. Sempre mostrando que está errado. Mas não vale bater, ou gritar pelo nome, é na conversa mesmo. Não sei explicar, mas com paciência e perseverança, conversando e mostrando que é errado, eles acabam entendendo! Se o comportamento estiver alterado de modo geral, por algum motivo, medo, ansiedade, um floral ou um medicamento homeopático poderá ajudá-lo.

  4. Boa noite doutora
    Você teria alguma idéia do porque gatos rasgam plástico, para no final não comerem? Tenho 4 pets mas a mais velha (que passou a maior parte da vida na rua, diferente dos outros) não imita o comportamento dos meus três primeiros, todos com quase 1 ano de idade.
    Toda vez que compro a areia, eles rasgam o saco, deitam, rolam, mas não comem.
    Já verifiquei sua alimentação, se sentem alguma dor ou se é algum problema estomacal, mas parece estar tudo em ordem. Eles também passam o dia hora brincando, hora recebendo carinho, então não vejo brecha para estresse.

    Grata.

    • Olá, Jany. Se eles são bem alimentados e sem outros fatores que levem à ansiedade e comportamentos alterados, eu diria que é comum os gatos ficarem mastigando plástico, e alguns engolem , o que é muito perigoso. Não há uma razão, e o pior, às vezes ensinam os mais novos a fazer errado! O que temos de fazer é tirar do alcance deles. Pois, ao contrário dos cães, que gostam de nos agradar e logo tentam aprender o que a gente aponta como errado, os gatinhos são do contra, e costumam fazer exatamente aquilo que a gente está mostrando que está errado. Alguns são compreensivos e param, outros são muito, mas muito do contra mesmo, rsrsrsr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *