Nódulos em baço

Nódulos solitários, que não crescem, nem causam edema no órgão (esplenomegalia), possivelmente serão benignos, e poderão mesmo involuir e desaparecer. Isto pode ser visto em tratamentos homeopáticos.

            Porém, quando os nódulos começam a crescer há boa chance de haver malignidade. Biópsias aspirativas guiadas por ultrassonografia podem ser realizadas, mas se corre o risco de hemorragias, levando-se em conta que há grande chance de ser um  hemangiosarcoma.

            Tumores comprovadamente malignos, em animais sem condições cirúrgicas adequadas, podem ser tratados com quimioterapia metronômica, que são baixas e frequentes doses do quimioterápico, que geram poucos efeitos colaterais, mas agem sobre o tumor.

Literatura consultada:

CVAP. Encontrei um nódulo no baço. E agora? https://www.cvap.com.br/blog/encontrei-um-nodulo-no-baco-e-agora/      

GONÇALVEZ, B. et al. Uso da Quimioterapia Metronômica com Ciclofosmamida no Tratamento de um Linfoma Multicêntrico em Cão (Canis Lupus Familiaris) – Relato De Caso. REVISTA DE MEDICINA VETERINÁRIA DO UNIFESOv. 1, n.1, (2021).

MELLO, M.L.V. VISCUM ALBUM (European Mistletoe). Disponível em: https://bichosonline.vet.br/page/2

ZWINGENBERGER. A. Splenic nodules. 2007. Disponível em: https://www.veterinaryradiology.net/153/splenic-nodules/#:~:text=Splenic%20nodules%20or%20masses%20are,than%20the%20surrounding%2C%20normal%20spleen.

By Leonora Mello

Páginas: 1 2