Mudança de Comportamento em Gatos

 

Voce é o responsável por um cândido gatinho que só lhe traz alegrias, mas de repente  resolveu  se revoltar e ficar muito agressivo?

O gato é um pequeno caçador por natureza. Ele está equipado para semovimentar rapidamente contra tudo o ue se move, de forma “suspeita” para wele, isto é , que o lembre que possa ser uma presa. Normalmente ele irá querer caçar um pássaro, um inseto, umpequeno roedor. Mas estando longe da natureza, e se houver algum estímulo, como uma brincadeira mais brutaouy se ele está sob estress,enfrentando a presença de um novo gato na casa, por exemplo, isto pode acionar a agressividade dele contra os seus donos humanos.

Ele poderá tomar atitudes de caçador, tornando-se agressivo para crianças e outros animais. Quando criado e sociabilizado dentro da mesma família desde pequeno, isto não terá chance de ocorrer, masse é um gato que mudos de donos, ouse foi apanhado já depois de certa idade, será mais difícil ele se livrar da compulsão de atacar se sentir frustado, cansado, irritado ou ameaçado ( o que pode se apenas uma ilusão para ele, não uma ameaça real).

O gato, por natureza, também é muito territorialista. Ele pode começar a fazer tocaias, para arranhar ou morder as pernas de quem passa, por exemplo. Então, nesse caso é bom colocar um sininho no pescoço dele, pois assim se saberá que ele está por perto e providenciar que ele não pule sobre a pessoa.

O gato entende quando falamos com eles. Alguns acham que é perda de tempo fazer carinho e conversar com os gatos. Mas eles sentem falma de afeto, e entendem perfeitamente a entonação de voz, correspondendo à amizade e respeito qe recebem. Em contrapartida, um animal que fica sozinho o tempo todo, e que ninguem lhe dá atenção, dificilmente será sociável.

Algumas estratégias podem funcionar diminuindo a agressividade dos bichanos. E for introduzido outro gato na casa, deixe-os em locais separados alguns dias, providencie comedouros separados, caixinhas de areia individuais, e aos poucos, vá “apresentando” o novo  membro da família, devidamente protegido dentro da caixa de transporte, nos primeiros dias, e aos poucos, de acordo com a atitude do gato maisantigo na casa, vá soltando os dois e observando, atéque um se acostume com o outro. Isto leva tempo, temque haver disponibilidade e paciência. Mas lembre-se foi voce quem quistrazer mais um, então, assuma a responsabilidade pela sociabilização correta e pacífica entre eles.

Em relação a uma gatinha que acabou de ter seus filhotes tambem. Ela pode ficar muito nervosa se muitas pessoas começarem a falar e outros gatos a rondar sua ninhada. Providencie um local muito traqnuilo, onde sokmente pessoas que ela conheça e goste passem por ali, e nãoi permita que outros animaisse aproximem da ninhada até os gatinhos estarem mais independentes.

Existe no mercado um feromônio que se coloca no ambiente destampado, e ele vai exalando aos poucos, de modo a acalmar os gatos. Seu nome é Feliway.O Feliway é  um análogo sintético com a mesma ação do feromônio facial felino; cientificamente comprovado e indicado para dar segurança e tranquilidade aos gatos, principalmente sob situações adversas do dia a dia do animal. O resultado do uso contínuo do Feliway é a redução dos distúrbios de comportamento, adquiridos pelo stress da vida moderna como: arranhaduras, marcação urinária, ficar escondido e não interagir. Os feromônios são espécie-específicos, ou seja, apenas os felinos conseguem detectar e não há nenhum efeito em humanos ou em outros animais.

A agressividade nos gatos pode ainda ser sintoma de dores não localizadas, mal estar, infecção, fome, uma série de motivos que devem ser cuidadosamente avaliados. O médico veterinário holístico, poderá prescrever florais, medicamentos homeopaticos e/ou fitoterápicos, cromoterapia, massagens, para que o animal se sinta melhor, mais protegido, seguro e relaxado.

Site consultado:http://www.bolichodobicho.com.br/vetblog/tag/feliway/

Por Leonora Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *