Está chovendo e meu pet está com “aquele” cheirinho. O que faço?

 

Com o tempo chuvoso, não é conveniente dar banho em seu animal de estimação, pois é difícil para secá-lo completamente, o que pode levar ao crescimento de fungos nos pelos e pele, irritações, eczemas entre os dedos, otites, e se eles forem idosos, podem agravar artrites e dores reumáticas.

Porém, ás vezes o “prazo de validade” do banho já venceu há muito tempo, e ninguém aguenta ficar perto do bichinho…. Segue abaixo uma dica para mantê-lo limpo, sem maus odores, podendo ser utilizado também em gatos:

– 1 litro de água

– ½ copo de vinagre de álcool

– 1 colher (sopa) de bicarbonato sódio

 

Misture os três itens em uma vasilha, molhe um pano macio na solução e torça-o para que ele fique apenas úmido quando for passar no animal. Repita sempre essa sequência, e ao final seu pet estará limpo e sem mau cheiro.  O vinagre será responsável por tirar cheiros e dar brilho ao pelo, assim como o bicarbonato que também ajuda a tirar certos odores.

Para o ambiente, também pode ser feita uma solução que o manterá limpo, desinfetado e sem oferecer perigo de alergias ou intoxicações:

– 1 litro de água- ½ copo de vinagre de álcool

– 1 colher (sopa) de bicarbonato sódio

– ¼ copo de álcool

– 1 colher (sopa) de amaciante

Misture os ingredientes em um recipiente grande, uma vez que o vinagre e o bicarbonato efervescem quando são usados juntos. Depois você pode colocar o líquido em um frasco menor.

A composição pode ser borrifada sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, camas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas. Ele tira o mau cheiro e ainda deixa com o perfume do amaciante.

A solução também limpa carpetes, mofo de roupas, interior de armários, estofados e teto do carro, principalmente para quem fuma no carro, e tira cheiro de chulé dos tênis. Além disso, ele pode ser usado para lavar um tecido, no caso de uma limpeza mais profunda, sem medo de estragá-lo.

Você pode substituir o amaciante, fervendo meia xícara de água com cascas de laranja ou limão e 1 colher das de sopa de cravos da índia, filtrar e depois adicionar à mistura.

Não é recomendável utilizar citronela onde vivem cães e gatos, pois em geral eles são sensíveis e desenvolvem alergias. Mas pode-se fazer uma solução com  álcool de cereais e capim limão, e depois adicionar 1 colher das de chá desta solução na mistura higienizadora citada no início do texto, com uma ação anti-séptica e anti-pulgas.

 

By Leonora Mello

.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *