Dor Articular em Cães e Gatos e seu Tratamento Complementar

http://creatureclinic.com/wp-content/uploads/2014/05/arthritis.png

Pode ocorrer dor aguda ou crônica em qualquer cão. Independente de idade ou raça, lesões podem ocorrer, de ordem aguda ou crônica. Geralmente as lesões agudas são devido a algum traumatismo, ou por excesso de exercício sobrecarregando alguma articulação.

Geralmente a dor aguda é superada em poucos dias, algumas vezes necessitando de anti-inflamatórios, que podem ser derivados de corticóides ou os AINES, os anti-inflamatórios não esteroidais. Com eficácia comprovada, também são conhecidos os seus numerosos efeitos colaterais se utilizados de modo incorreto, ou se ocorrer hipersensibilidade ao fármaco.

http://4.bp.blogspot.com/-5AX3e_fuIJE/Tmq16wmcHkI/AAAAAAAABdk/ErICX400o2s/s1600/Scan_Pic0002.jpg

A dor crônica é a que mais preocupa, principalmente se começa a interferir no Bem Estar do animal, pela dor constante, pode levar à diminuição do apetite, da locomoção, claudicação, e geralmente  esta condição é progressiva. Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos são bastante nocivos quando administrados por longo tempo.

Assim como ocorre com os seres humanos, alterações articulares crônicas degenerativas e/ou inflamatórias podem ser de ordem familiar,  e dependem bastante do modo de vida de cada um. Obesidade, pisos muito lisos, falta ou excesso de atividade física, manejo inadequado, como suspender o cão pelas patas da frente, deixa-lo pular frequentemente de grandes alturas, alimentação inadequada, podem gerar lesões  na coluna como espondilartroses anquilosantes, o famoso “bico de papagaio”, causando rigidez  e dor. As hérnias de disco, com risco mesmo de causar paralisias por compressão medular. Ou alterações ligadas à herança genética, como displasia coxo-femoral ou umeral, flacidez de ligamentos do joelho ou carpo.

http://1.bp.blogspot.com/–CdPtsIa9cQ/UOpi19q6IbI/AAAAAAAAAM8/Oa5dPrMGq7A/s1600/osteoartrite.jpg

http://creatureclinic.com/wp-content/uploads/2014/05/elbows.png

Hoje em dia, a Ortopedia evoluiu muito, e através de cirurgias e adaptação de próteses e órteses, permite que muitos casos se recuperem. Mas uma quantidade muito grande de cães e gatos não estão em condições de grandes cirurgias, pela idade avançada, ou o risco cirúrgico é contra-indicado.

As terapias Integrativas e Complementares dão alívio, conforto e maior expectativa de vida nos casos de doenças crônicas, incluindo problemas articulares degenerativos crônicos. A dieta é muito importante, á medida que o tempo passa, para repor perdas minerais, e complementando com substâncias anti-oxidantes, além de vitaminas e proteínas adequadas, que são melhor absorvidas. Substâncias que diminuem a inflamação como ômega 6, ervas medicinas como erva-baleeira, sucupira, gengibre, cúrcuma, em pequenas quantidades, são muito benéficas. O uso contínuo de Homeopatia, substituindo os anti-inflamatórios convencionais, surte bastante resultado, desde que administrado com persistência, e prescritos pelo Médico Veterinário especializado, para ir alterando as fórmulas de acordo com a necessidade. Alguns medicamentos homeopáticos que podem ser utilizados: Arnica montana, Ruta graveolens;  Rhus toxidendrum; Symphitum; Calcarea carbonica; Rhamnus californica, entre outros. Outras opções são a Acupuntura, a Eletroacupuntura, a Moxabustão.

http://catsndogsnaturally.com/wp-content/uploads/2014/03/Homeopathy.jpg

IMG_20160226_090911402

By Leonora Mello

Foto: arquivo pessoal. 2015

2 thoughts on “Dor Articular em Cães e Gatos e seu Tratamento Complementar

  1. Boa tarde, Dra. Leonora. Eu tenho um gato persa de 10 anos que foi diagnosticado com artrose, ele tem bico de papagaio. Há quase 1 mês, ele vem tomando umas aplicacões semanais de condroítin, ele tá na quarta aplicação, mas ele parece estar piorando. Na última aplicação, notei um tremor nas patas traseiras dele uma hora após a aplicação, depois passou, mas a pata esquerda dele incha e desincha, e agora, a direita tá rígida, sendo q ele tava relativamente bem antes da aplicação. Comecei a dar o chá da semente de sucupira um dia antes da aplicação e to continuando, será que isso pode estar causando essas reações nele? A sucupira e o sulfato de condroitina podem estar interagindo negativamente nele? Eu não sei mais o que fazer pra ele ter alguma melhora. A vet dele indicou uma fisioterapeuta, mas ela viajou e só pode atendê-lo daqui há 2 semanas. Ele até que tava reagindo bem só com a sucupira, mas a aplicação piorou tudo. Cheguei a dar tintura de arnica pra ele, mas só ajudava com o inchaço da patinha esquerda. Eu tenho medo dele piorar e ser preciso sacrificá-lo. Ele só fica deitado, só levanta pra urinar e defecar. Come e bebe água deitado. Eu pensei em comprar o óleo de sucupira e dar 3 ou 5 gotinhas pra ele por dia. Eu nem queria mais continuar o tratamento com o condroprotetor, mas tenho receio de parar e ele piorar.

    • Bom dia Não sei sobre os efeitos da sucupira, em doses ponderais, no organismo do gato. Apenas é preciso saber que os felinhos domésticos tem os rins bastante frágeis, é é necessario muito cuidado com qualquer tipo de medicação dada. mesmo as terapias naturais, tem que ser receitada por especialistas. Se estão havendo sint0mas sistêmicos, é necessário fazer exames completos sorológicos, ou talvez de imagem, para saber o que realmente está acontecendo. Pode ocorrer mais de uma enfermidades, e dá-se prioridae aquela que pode futuramente ameaçar a vida, como doencas inflamatória, infecciosas ou crônicas.Att

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *