Dor Articular em Cães e Gatos e seu Tratamento Complementar

http://creatureclinic.com/wp-content/uploads/2014/05/arthritis.png

Pode ocorrer dor aguda ou crônica em qualquer cão. Independente de idade ou raça, lesões podem ocorrer, de ordem aguda ou crônica. Geralmente as lesões agudas são devido a algum traumatismo, ou por excesso de exercício sobrecarregando alguma articulação.

Geralmente a dor aguda é superada em poucos dias, algumas vezes necessitando de anti-inflamatórios, que podem ser derivados de corticóides ou os AINES, os anti-inflamatórios não esteroidais. Com eficácia comprovada, também são conhecidos os seus numerosos efeitos colaterais se utilizados de modo incorreto, ou se ocorrer hipersensibilidade ao fármaco.

http://4.bp.blogspot.com/-5AX3e_fuIJE/Tmq16wmcHkI/AAAAAAAABdk/ErICX400o2s/s1600/Scan_Pic0002.jpg

A dor crônica é a que mais preocupa, principalmente se começa a interferir no Bem Estar do animal, pela dor constante, pode levar à diminuição do apetite, da locomoção, claudicação, e geralmente  esta condição é progressiva. Medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos são bastante nocivos quando administrados por longo tempo.

Assim como ocorre com os seres humanos, alterações articulares crônicas degenerativas e/ou inflamatórias podem ser de ordem familiar,  e dependem bastante do modo de vida de cada um. Obesidade, pisos muito lisos, falta ou excesso de atividade física, manejo inadequado, como suspender o cão pelas patas da frente, deixa-lo pular frequentemente de grandes alturas, alimentação inadequada, podem gerar lesões  na coluna como espondilartroses anquilosantes, o famoso “bico de papagaio”, causando rigidez  e dor. As hérnias de disco, com risco mesmo de causar paralisias por compressão medular. Ou alterações ligadas à herança genética, como displasia coxo-femoral ou umeral, flacidez de ligamentos do joelho ou carpo.

http://1.bp.blogspot.com/–CdPtsIa9cQ/UOpi19q6IbI/AAAAAAAAAM8/Oa5dPrMGq7A/s1600/osteoartrite.jpg

http://creatureclinic.com/wp-content/uploads/2014/05/elbows.png

Hoje em dia, a Ortopedia evoluiu muito, e através de cirurgias e adaptação de próteses e órteses, permite que muitos casos se recuperem. Mas uma quantidade muito grande de cães e gatos não estão em condições de grandes cirurgias, pela idade avançada, ou o risco cirúrgico é contra-indicado.

As terapias Integrativas e Complementares dão alívio, conforto e maior expectativa de vida nos casos de doenças crônicas, incluindo problemas articulares degenerativos crônicos. A dieta é muito importante, á medida que o tempo passa, para repor perdas minerais, e complementando com substâncias anti-oxidantes, além de vitaminas e proteínas adequadas, que são melhor absorvidas. Substâncias que diminuem a inflamação como ômega 6, ervas medicinas como erva-baleeira, sucupira, gengibre, cúrcuma, em pequenas quantidades, são muito benéficas. O uso contínuo de Homeopatia, substituindo os anti-inflamatórios convencionais, surte bastante resultado, desde que administrado com persistência, e prescritos pelo Médico Veterinário especializado, para ir alterando as fórmulas de acordo com a necessidade. Alguns medicamentos homeopáticos que podem ser utilizados: Arnica montana, Ruta graveolens;  Rhus toxidendrum; Symphitum; Calcarea carbonica; Rhamnus californica, entre outros. Outras opções são a Acupuntura, a Eletroacupuntura, a Moxabustão.

http://catsndogsnaturally.com/wp-content/uploads/2014/03/Homeopathy.jpg

IMG_20160226_090911402

By Leonora Mello

Foto: arquivo pessoal. 2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *