COLPOCITOLOGIA EM CADELAS E GATAS

Colpocitologia trata-se do estudo das células do epitélio vaginal , colhidas a partir de um swab estéril e fazendo-se esfregaços em várias lâminas.Pode ser utilizada a coloração de Panótico, onde o material é seco ao ar antes da coloração.

A colpocitologica com o método de Papanicolaou foi desenvolvido no final do século XVIII em cobaias, e tornou-se o principal exame para detecção de câncer na mulher. Nas cadelas e gatas seu uso visa mais a detecção de infecções, distúrbios endócrinos, causas de infertilidade e acompanhamento de tratamentos. A versão mais simples e mais utilizada é atualmente feita com a coloração chamada Panótico. Embora extremamente eficazes e tendo baixo custo,  tais exames raramente são solicitados pelo clinico. Podem evidenciar os diversos tipos de infecção e sua gravidade, causas hormonais de alterações no ciclo estral, coberturas inférteis, e daí direcionam os tratamentos.

 

Hiperplasia cística endometrial/Piometra grau II/III

Tumor de Sticker ou linfogranuloma venéreo

Célula intermediária grande, e hemácias, esfregaço típico de pró-estro

 

Imagem de esfregaço característico de metaestro, com presença de polimorfonucleares e células com citoplasma espumoso. Se persistir muito tempo, pode-se desenvolver hiperplasis cística endometrial com persistência de corpo lúteo, favorecendo o aparecimento de piometra

Fontes:

http://www.homeopatiaonline.com/leomello/

http://1.bp.blogspot.com/-JRgIpDRM6GM/Uous2lYEVUI/AAAAAAAAAG4/RJGn5bFe4f0/s320/colpocit.jpg

http://www.redevet.com.br/artigos/cicloest.htm

http://www.redevet.com.br/artigos/cicloest.htm

por Leonora Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *