ARGILA DETOX – Utilização de argila medicinal em cães e gatos

As argilas são materiais que contém em sua composição partículas cristalinas e grânulos muito finos, as argilas são de origem terrosa e são formadas quimicamente por silicatos hidratados de alumínio, ferro, magnésio, e entre outros elementos que podem ou não conter matérias de origem orgânica e sais solúveis. Sua ação é antisséptica, analgésica, desintoxicam-te, mineralizante, equilibradora térmica e energética, anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante, variando sua indicação com sua composição e cor.

               Externamente todas elas são benéficas para a pele, com exceção da vermelha, que não deve ser utilizada em caso de inflamações e aumento de temperatura. Internamente, cada uma delas pode ser usada, diluída em água, mas de acordo com a indicação e suas propriedades químicas particulares.

               Quanto ao uso externo da argila em cães e gatos podemos citar:

Argila amarela – tonifica a pele, e diminui as manchas, além de auxiliar na dores nas articulações e lesões causadas por traumas ou entorses, melhorando a circulação local e auxiliando o retorno venoso.

Argila branca – por ser considerada a mais suave , pode ser misturada com outros tipos de argilas para amenizar seus efeitos. Em sua composição química podemos encontrar o oxido de silício , que tem um função importante no estimulo da produção de colágeno e elastina na pele. A argila branca nutre a pele tendo efeito depurativo, higienizante, descongestionante, tensor suave e revitalizante.

Argila verde –  além de auxiliar na melhora da circulação sanguínea promovendo a remoção de toxinas é descongestionante e muito utilizada na massagem desintoxicante para que o sistema linfático esteja sempre em equilíbrio. Pode ser utilizada como um esfoliante suave.

Argila rosa – é uma mistura da argila branca e a argila vermelha, ela tem propriedades que tonificam a pele e promovem maior elasticidade, realçando o brilho da pele e maciez , além de ser emoliente , relaxante e antioxidante.

Argila bentonita – podem ser utilizadas em nutrição animal para adsorver micotoxinas e reduzir sua biodisponibilidade intestinal em rações contaminadas. Age de forma semelhante ao carvão mineral, diminuindo a absorção de toxinas e de metais pesados, como cobre, chumbo, cadmio. Podem ajudar no tratamento de diarréias, inflamação do estomago e todo o trato gastrointestinal e externamente em coceiras e dermatoses em geral. Usada interna e externamente auxilia na osteoartrite, reumatismo, processos inflamatórios, má digestão. Sua composição contém Sílica, Cálcio, Zinco, Manganês, Potássio, Ferro, Selenio e flúor, em pequenas quantidades que são benéficas ao organismo. Este tipo específico de argila pode ser encontrada nas cores branca, rosa e cinza, em lojas especializadas, lojas de produtos naturais, ou em grandes supermercados.

Material consultado:

HOGAN, R. How To Use Healing Clay For Dogs. Dsiponível em: https://www.dogsnaturallymagazine.com/healing-clay-for-dogs/

TOYOKY,  B.K.; OLIVEIRA, A.C.T. Argiloterapia: Levantamento dos Constituintes e utilizações dos diferentes tipos de argila . Acessível em: http://belezain.com.br/adm/uploads/argilok144.pdf

By Leonora Mello

Páginas: 1 2