A Técnica de Liberdade Emocional (Emotional Freedom Technic -EFT) para curar animais

A Técnica de Liberdade Emocional, ou EFT, foi originalmente desenvolvida para as pessoas. É um método de cura que opera em sistema de energia do corpo, em vez de no próprio corpo. Ao contrário da massagem ou da acupuntura que envolve a aplicação de uma certa quantidade de força para determinadas áreas do corpo, a EFT usa uma técnica de leve toque.

O objetivo dos toques é enviar impulsos de energia de cura dos dedos e mãos para o sistema de energia do corpo. A EFT também envolve o uso de intenção e foco para direcionar a energia de cura para o problema a ser trabalhado.

O conceito fundamental desta terapia energética é: “A energia flui onde a atenção vai.” Como qualqueroutra terapia vibracional,é fundamental que a pessoa que a administra antes de tudo deve estar equilibrada energéticamente.

Mas o mais peculiar é que ao contrário do que as pessoas pensam, quando ouvem pela primeira vez sobre EFT para animais de estimação, é que a técnica não envolve necessariamente tocar no animal a ser trabalhado. Os animais têm um sistema de meridianos como o nosso, mas muitos destes pontos estão localizados onde os animais não gostam de ser tocados. O que é surpreendente sobre EFT animal é que o terapeuta pode tocar em si mesmo para induzir bem estar no animal que deseja auxiliar.

A técnica é chamada de” proxy tapping technique”, isto é, pode-se fazê-la de qualquer lugar. Não é necessário nem estar na mesma sala com o animal que se está trabalhando, o que naturalmente faz com que seja possível trabalhar em animais selvagens, animais de estimação que estão à distância, e uma grande variedade de animais que são raramente manipulados pelo ser humano.

O uso desta técnica como uma ferramenta de cura foi descoberto por uma mãe com seu bebê prematuro. Ela estava sentada na incubadora seu pequeno filho, incapaz de tocá-lo, e sentindo-se impotente e perturbada. Ela começou a bater em si mesma enquanto se concentrava na condição do seu bebê, e surpreendentemente, a criança começou a melhorar. Embora seja difícil de entender, tenha em mente que a EFT cura através de sistemas de energia, o que realmente  é muito complicado para a mente acostumada com a terapia tradicional aceitar. O tocar em si não é o que cura – simplesmente abre uma porta, para permitir que a cura, o melhoria dos sintomas ocorra.

O foco da atenção deve estar no problema específico com o animal de estimação que necessita de ajuda, quer se trate de uma doença física, um comportamento indesejável, um estado emocional deprimido, ou algum outro distúrbio.

A ideia é que com a conexão dos dois sistemas de energia estabelecida, quando você tocar em si mesmo e mudar o seu sistema, você muda simultaneamente o sistema do animal através dessa conexão.

O processo de TEF é essencialmente em três passos:

A)   Sintonizando

B)   Configurando ou estabelecendo contato

C)   Tocando

Sintonizar envolve pensar sobre o seu animal de estimação e do problema específico – físico, emocional, comportamental – que precisa ser tratado. Quando se estiver totalmente em sintonia com o problema específico, deve-se estabelecer o contato com uma simples frase ou frase que descreva o problema de forma muito clara em sua mente. Ele deve ser uma declaração simples como: “Docinho está raivosa”, ou “Tony tem vomitado muito”.

Quando estiver sintonizado e conectado, pode começar a tocar. Os toques seguem uma seqüência que começa no ponto 0, o centro do coração. Coloca-se as duas mãos abertas no centro do peito na posição cura do coração. Após três respirações profundas, inicia-se a sequência abaixo:

Pontos a serem tocados localização
1 Topo da cabeça( o ponto mais alto)
2 No centro da testa (3o olho)
3 No inicio da sobrancelha(junto da ponte do nariz)
4 No canto externo do olho ( onde sentirá o osso)
5 Sob o olho, na altura da pupila
6 Sob o nariz (logo acima do lábio superior)
7 Sob a boca (logo acima do queixo)
8 Under the Collarbone (meeting point of collar and breastbones)
9 Polegar ( na linha externa da unha)
10 Indicador(idem)
11 Dedo médio (idem)
12 Dedo anular (idem)
13 Dedo mindinho (idem)
14 Ponto “karatê chop” (no lado externo da mão, junto da linha da vida)

 

Feito isso, retornar ao ponto de 0 (centro do coração), coloca-se as mãos na posição cura do coração e se faz três respirações profundas para terminar .

É importante não se concentrar em demasia ou com ansiedade. Na verdade é algo como tocar com a consciência. A concentração se resume no contato entre a ponta do dedo e cada ponto tocado direcionando a energia positivamente.

Este tipo de trabalho pode ser mais fácil para aquelas pessoas que já praticam algum tipo de meditação, facilitando a conexão com o “self”. Haverá maior empatia, e percepção que a energia cumpriu o seu papel, ou não, com a percepção que se precisa insistir em alguns pontos. Deve ser feito isenta de qualquer julgamento, é só bons pensamentos devem fluir durante todo o tempo. Não é aconselhado mistificar e achar isso ou aquilo. Deve-se fazer, e pronto, esperando que a energia curativa cumpra o seu papel da melhor maneira que for possível. E nunca podemos nos esquecer que  embora sejamos feitos de Energia Viva, o poder da Vida ou da Morte não nos pertence.

E obviamente esta terapia não deve substituir quaisquer outro tratamento que o animal estiver necessitando, seja pela terapia convencional ou pelas complementares, como a homeopatia, acupuntura ou outra. Apenas é mais um suporte para ajudar os nossos amigos  animais .

Por Leonora Mello

Texto traduzido e adaptado de “Using the Emotional Freedom Technique (EFT) to Heal Pets”

 

4 thoughts on “A Técnica de Liberdade Emocional (Emotional Freedom Technic -EFT) para curar animais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *